Destaques Empresas Mercado Nacional Offshore Weekly Market Update

Total Enfrenta Problemas Com Foz Do Amazonas, Novo Diretor Financeiro BR Distribuidora, ANP Finaliza Lista De Empresas Da 14a Rodada – Weekly Market Update

Embarcação Deep Sea Supply. Créditos Ships and Oil.

Por Westshore do Brasil.

Confira as principais notícias da semana no mercado offshore brasileiro. Petrobras libera qualificações técnicas para OSRV e elege novo diretor financeiro, Total na Foz do Amazonas e mais.

Empresas & Embarcações

AHTS 18000 UOS Challenger. Créditos Van Aalst Group.

UOS – O AHTS 18000 UOS Challenger está em processo de mobilização para se deslocar do Rio de Janeiro para Trinidade e Tobago, no Caribe. A embarcação foi dispensada pela Petrobras em maio porque sofreu bloqueio por ser de bandeira estrangeira. O UOS Liberty, outro barco da empresa, da mesma classe do Challenger, já saiu do Brasil há algumas semanas atrás em uma operação de reboque para Curaçao, também no Caribe.

SOLSTAD FARSTAD – A Brasdrill contratou o PSV 4500 Sea Brasil por dois dias firmes mais opções para levar carga para a única plataforma da empresa ainda no país, a Ocean Courage.

Petrobras

DIRETOR FINANCEIRO, BR DISTRIBUIDORA – O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, em uma reunião realizada no dia 25 de agosto de 2017, a eleição do Sr. Rafael Salvador Grisolia para o cargo de Diretor Executivo Financeiro com um mandato de 2 anos, até julho de 2019.

OSRV 750 – Após quase 2 meses da entrega das propostas, Petrobras liberou a qualificação técnica da licitação para uma embarcação OSRV 750 REB. Apenas uma empresa não foi qualificada e a concorrência conta com mais de 30 barcos no páreo. Com este grande número de navios e armadores, o processo será bastante desafiador. Com isso, o Lote A, que prevê a entrega da embarcação em dezembro desse ano, parece não ser muito realista. Caso o processo vá adiante, é possível que os primeiros barcos selecionados iniciem seus contratos no final do primeiro trimestre de 2018.

Embarcação UP Coral. Créditos FleetMon.

LANCE APÓS BLOQUEIO – A Petrobras anunciou uma nova oportunidade para navios do tipo RSV. Apenas quatro armadores foram convidados a participar da concorrência, tendo em vista que eles bloquearam o UP Coral. A Petrobras incluiu um escopo de mergulho saturado de 300m, o que é meio incomum, além de PIDR e guindaste de 10t. São várias exceções do que se poderia esperar dentro de um processo de bloqueio.

Charteres’ Update

TOTAL – O IBAMA publicou uma nota de opinião no processo da Total E&P do Brasil Ltda. no prospecto da Foz do Amazonas. Com condições a serem atendidas pela gigante de petróleo, a campanha na margem equatorial pode demorar ainda mais. A notícia chega no mesmo momento em que o presidente francês declara que o país terá menos interesse em atividades de exploração e produção nos territórios franceses em uma clara agenda ambientalista.

Você Sabia?

A lista final de empresas aprovadas pela ANP para participar da 14a rodada foi liberada esta semana. Na última reunião, a Agência tornou pública as 4 últimas empresas – Petroconcavo, petroil, Petrogal e Greenconsult. No total, 32 companhias foram aprovadas para participar do leilão que irá ocorrer no dia 27 de setembro de 2017.

Em Alta

A 14a rodada será um marco na indústria offshore brasileira. Empresas como a Wintershall e a Murphy Oil estão retornando ao país e outros players que nunca estiveram no mercado nacional, como a gigante da Malásia Petronas também apresentaram interesse nos campos que serão leiloados.

Em Baixa

O FPSO Petrojarl I chegou recentemente na Noruega para a realização de algumas modificações que ainda estão pendentes. A embarcação deverá chegar ao Brasil com 1 mês de atraso e o primeiro petróleo só deve sair no segundo trimestre de 2018.


Este Weekly Market Update é oferecido pela Westshore do Brasil, um dos principais brokers do mercado offshore. Para mais informações, acesse o site e inscreva-se para receber estas atualizações direto no seu e-mail. Você pode acompanha-los também no LinkedIn.