Destaques Óleo & Gás Portos & Infraestrutura

Terminal De GNL Recebe Licença Em Sergipe

Navio gaseiro atracado em terminal.

A Celse recebeu do Ibama licença prévia para instalação do Complexo Termelétrico Barra dos Coqueiros. A licença é válida por dois anos e atesta a viabilidade para construção do terminal de GNL que vai suprir as termelétricas que serão instaladas no local.

A Celse é uma empresa criada pela EBrasil Energia e pela Golar Power (uma joint venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo americano Stonepeak Infrastructure Partners) para executar o projeto da termelétrica, que deve ser a maior usina a gás natural da América Latina quando ficar pronta.

O gás natural será fornecido pela Ocean LNG, joint venture operada pela Qatar Petroleum (70%) e pela americana ExxonMobil (30%). As duas empresas estão operando no Brasil. A primeira é a sócia da Shell no projeto do Parque das Conchas e a segunda, em projetos do pré-sal na Bacia de Santos.

Por E&P Brasil. Confira o mapa interativo neste link.

Localização do Terminal de GNL da Celse, em Sergipe.

O gás chegará no complexo liquefeito em navios metaneiros. Das embarcações será transferido para uma unidade do tipo FSRU. A FSRU receberá o GNL através de braços de carregamento ou de mangotes criogênicos instalados a bordo da FSRU. A vazão máxima da operação de transferência de GNL é estimada entre 5.000 m³/h e 10.000 m³/h de GNL.

Um gasoduto de exportação vai ligar o FSRU até a térmica, a cerca de 1,5 km a partir da linha de praia. Este duto terá duas seções: uma marítima e outra terrestre.

Fonte: E&P Brasil.

Mais lidos

Siga-nos no Instagram

Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.