Eventos

Rio Oil & Gas Termina Com Anúncios Importantes Para O Setor

A 18ª edição da Rio Oil & Gas terminou hoje, após quatro dias de congresso, feira e eventos paralelos que reuniram autoridades, executivos e jovens profissionais do setor. O evento   registrou 34.200 visitantes, 3.920 congressistas, mais de 140 palestrantes, 540 expositores e 300 jornalistas. No ambiente digital, a Rio Oil & Gas alcançou uma audiência de 3 milhões de pessoas.

“A Rio Oil foi um grande sucesso. Apresentou números exuberantes, mas quero destacar a abertura, com o presidente Temer, ministros e governadores. Nunca tivemos tantas presenças importantes assim”, comemorou o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP, Jorge Camargo.
Mais do que isso, Camargo ressaltou que os discursos mostram que o governo atual “será parte da solução”, e não um problema. O executivo mencionou as sinalizações positivas para a extensão do Repetro e para uma política focada e factível de conteúdo local.
Essa edição teve como destaque uma programação extensa que contou com 12 eventos simultâneos, debate aprofundado sobre os principais temas do setor e a expectativa de negócios de 181 milhões de reais nos próximos 12 meses da rodada de negócios da Onip-Sebrae. A Rio Oil reuniu ainda 450 jovens e estudantes no WPC Future Leaders Forum, evento internacional realizado pela primeira vez no Brasil.
No balanço final do evento, vários anúncios importantes para a indústria foram feitos. O secretário de petróleo e gás, Márcio Félix, anunciou a introdução do calendário fixo de leilões e uma nova política de exploração e produção, que assegurará previsibilidade e sustentabilidade para operadores e toda a cadeia de fornecedores no longo prazo. Félix também defendeu que pequenas e médias empresas de petróleo que atuam no onshore paguem menos royalties aos estados, municípios e à união.
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, informou que a 4ª rodada de licitação de campos marginais e em bacias maduras deve acontecer em março do ano que vem, com a oferta de 13 áreas inativas nas bacias do Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo.
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, sinalizou a extensão do Repetro e a nova política de conteúdo local e a nova diretora de licenciamento ambiental do Ibama, Rose Hofmann, sinalizou que quer garantir à indústria um licenciamento ambiental mais célere, simplificado, padronizado e com processos eletrônicos.
O secretário do programa de parcerias de investimentos, Moreira Franco, garantiu que um dos objetivos do governo é fortalecer o setor de óleo e gás e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou um modelo para negociar refinarias em conjunto com dutos, terminais e outros empreendimentos de logística.
Prêmio Leopoldo Miguez
Neste ano, o Prêmio Leopoldo Miguez, um dos principais da indústria do petróleo, foi conferido a João Carlos De Luca, ex-diretor da Petrobras (onde trabalhou 24 anos), ex-presidente da Repsol YPF Brasil e atual sócio da Barra Energia. De Luca liderou o IBP por 14 anos.
O presidente do IBP, Jorge Camargo, destacou os “valores morais e éticos que pavimentaram a grande liderança” de De Luca, a maior de toda uma geração de petroleiros.
Em seu discurso de agradecimento, De Luca ressaltou esses mesmos valores, herdados da família, a simplicidade e capacidade de relacionamento, também aprendidos em suas raízes. “Comecei a trabalhar aos 12 anos ajudando na loja da minha mãe e não parei mais. Tenho orgulho de tudo o que fiz”, disse.
Diretor de Exploração e Produção mais jovem da Petrobras, o executivo disse que “não é verdade” que para chegar à direção da companhia “é preciso ter indicação política”. “Eu e o Camargo somos prova disso”, disse.

  • Bom dia, gostei muito do assuntos citado nesta palestra, porém não ouvir falar ainda de retorno das plataformas nas bacias será que vamos ter as empresas de volta ao mercado de trabalho, sou marítimo e tem muitos amigos desempregado neste momento , agradeço espero notícias futuras.

Siga-nos no Instagram

Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.