Petrobras

Produção De Petróleo No Brasil Permaneceu Estável Em Fevereiro

Saída do navio de produção FPSO Cidade de Maricá do estaleiro Brasa rumo ao campo de Lula na Bacia de Santos

Nossa produção total média de petróleo e gás natural no Brasil, em fevereiro, foi de 2,48 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), mantendo-se estável em relação a janeiro (2,47 milhões de boed) e, no exterior, de 178 mil boed, totalizando 2,65 milhões de boed.

A produção média de petróleo no país foi de 2 milhões de barris por dia (bpd), mantendo-se o patamar alcançado no mês anterior em virtude da continuidade das paradas programadas para manutenção em plataformas.

Produção no pré-sal

Em fevereiro, a produção de petróleo e gás natural que operamos na camada no pré-sal cresceu 6,1% em relação ao mês anterior, atingindo 1,091 milhão boed. Esse volume é novo recorde mensal, superando o anterior alcançado em dezembro de 2015 (1,090 milhão boed). Em janeiro, a produção de petróleo e gás no pré-sal foi de 1,029 milhão boed.

A produção de petróleo que operamos, em fevereiro, cresceu 6,2% em relação ao mês anterior, chegando à média diária de 874 mil bpd. No dia 15 daquele mês, registramos novo recorde diário de produção, atingindo o volume de 954 mil bpd. Em janeiro, a produção foi de 822 mil bpd.

A entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Maricá, instalado na área de Lula Alto, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, contribuiu para esses resultados. Essa unidade, do tipo FPSO (plataforma flutuante que produz, armazena e transfere óleo), tem capacidade de produzir até 150 mil bpd.

Ainda em 2016, dois grandes sistemas definitivos de produção estão programados para entrar em operação no pré-sal: o projeto Lula Central (FPSO Cidade de Saquarema) e o projeto Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba).

Produção de gás natural

Nossa produção média de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 75,4 milhões m³/dia, em fevereiro, 1,8% acima do mês anterior (74,1 milhões m³/dia).

Produção de óleo e gás no exterior

No exterior, produzimos em fevereiro 84 mil bpd, 8,4% abaixo dos 92 mil bpd produzidos no mês anterior. Esse resultado deve-se, principalmente, às paradas para manutenção, já concluídas, das unidades de produção instaladas nos campos de Akpo, na Nigéria, e de Cascade e Chinook, nos EUA.

Nossa produção média de gás natural no exterior foi de 16 milhões m³/d, 3,5% acima dos 15,5 milhões m³/d produzidos no mês anterior.

Com isso, no mês de fevereiro, a produção de petróleo e gás natural no exterior foi de 178 mil boed, 2,5% abaixo dos 183 mil boed produzidos no mês anterior.

FONTE: Petrobras.