Notícias Internacionais

Polícia italiana apreende 11 toneladas de haxixe em navio cargueiro

O Navio de carga geral Munzur foi interceptado pela polícia italiana em 2 de dezembro no Mar Tirreno a nordeste da ilha de Pantelleria, perto da Sicília, em uma suspeita de tráfico de drogas.

Uma enorme quantidade de haxixe foi encontrado, cerca de 11 toneladas divididos em 500 parcelas. Foi a fase final de uma operação internacional, envolvendo a Espanha, Portugal, Grécia e agências de narcóticos italianas e a Europol.

A embarcação foi levada para o porto de Palermo, todos os 11 membros da tripulação, nacionalidades ucranianos e georgianos, foram presos. Investigação está em curso.

De acordo com a AIS, navio de carga Munzur estava a caminho do porto de Ceuta na Espanha, através de Alger, para Palermo, Itália.

No início deste ano, em junho, a polícia italiana, responsável pela fiscalização financeira, apreendeu outras 12 toneladas de haxixe, avaliadas por aproximadamente 40 milhões de euros, a bordo do cargueiro turco Meryem que estava navegando em águas internacionais, a oeste do porto de Trapani de Sicília.

Através de observações de barcos de patrulha nas proximidades e uma aeronave, os policiais embarcaram no navio turco e encontraram uma grande quantidade de drogas. Semelhante ao mais recente incidente, encontraram no porão do cargueiro cerca de 400 pacotes, 30 kg de haxixe cada. A tripulação do Meryem de dez marinheiros, também, foi detido.

Confira um vídeo da operação:

Fonte: VesselFinder.

Tags