Petrobras

Petrobras E Total Fazem Parceria Em Exploração E Produção De Gás E Energia

A Petrobras e petroleira francesa Total anunciaram nesta segunda-feira (24) um memorando de entendimento para a “consolidação” de uma aliança estratégica nos segmentos de Exploração e Produção (E&P) e Gás e Energia (G&E).

No acordo a ser assinado nesta segunda-feira pelos presidentes das companhias, Pedro Parente e Patrick Pouyanné, no Rio de Janeiro, as empresas se comprometem a avaliar conjuntamente oportunidades no Brasil e no exterior em áreas-chaves de interesse mútuo, “beneficiando-se de suas reconhecidas experiências em todos os segmentos da cadeia de óleo e gás”.

A expectativa é que até o final do ano o desenho da parceria esteja concluído. “O objetivo é uma parceria onde compartilhamos riscos, fazemos uma troca de tecnologia”, disse Pedro Parente à jornalistas.

Áreas de parceria
Na primeira fase do acordo, as companhias pretendem focar nas áreas de E&P e G&E.

No segmento de E&P, a Petrobras irá oferecer parcerias em projetos no Brasil, enquanto a Total irá propor oportunidades de parceria no exterior.

“Essa nova aliança permitirá que as duas companhias potencializem suas experiências e competências técnicas no desenvolvimento de águas profundas, visando otimizar a produção e desenvolver essas atividades no Brasil e em outras províncias promissoras de óleo e gás, compartilhando custos e riscos em projetos de alta complexidade e elevados investimentos”, afirmou a Petrobras em nota.

Questionado se a venda da BR Distribuidora entraria neste acordo, o CEO e Chairman do Grupo Total, Patrick Pouyanné, disse que a companhia francesa tem sim interesse na empresa, mas que no momento ela não faz parte do seu plano de negócios e não estaria incluída na aliança.

Empresas são parceiras em 15 consórcios
Atualmente, a Petrobras e a Total são parceiras em 15 consórcios de exploração e produção, sendo nove no Brasil e seis no exterior.

A Total é uma das sócias da Petrobras na megarreserva de Libra, primeiro contrato pelo regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos.

A estatal informou ainda que as companhias desenvolverão atividades conjuntas na área de gás natural e energia elétrica no Brasil.

Numa segunda fase, o memorando prevê, ainda, a extensão da parceria estratégica para todos os segmentos da área de refino e gás natural.

No exterior, as companhias são parceiras no campo de Chinook, no Golfo do México nos EUA, no campo de águas profundas Akpo, na Nigéria, e nos campos de gás de San Alberto e San Antonio/Itau, na Bolívia, além de serem sócias no gasoduto Bolívia-Brasil.

A Total é uma empresa integrada de energia, sendo uma das principais empresas internacionais do setor de óleo e gás natural e a segunda maior operadora de energia solar do mundo, com a SunPower, informou a Petrobras em nota.

FONTE: G1.