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Navios Ainda Maiores No Porto Itapoá

Terminal já possuía autorizações para a operação dos maiores navios que navegam na costa brasileira. Com os novos parâmetros autorizados, capacidade das embarcações com destino ao Porto Itapoá deve aumentar em até cinco mil toneladas por navio

Nos meses de maio e junho o Porto Itapoá já havia recebido os dois maiores navios que navegam em águas brasileiras. O Cap Sounio, de 330 metros de comprimento e 48 de largura, atracou no Terminal. Com capacidade de armazenagem de 11 mil TEUs, a embarcação é a que possui maior potencial de volume de carga operando no Brasil. Em maio foi a vez do Hyundai Loyalty, com 339 metros de comprimento e 45 de largura a fazer sua operação em Itapoá, o maior em comprimento.

As duas embarcações são exemplos de uma realidade nas rotas internacionais, com a utilização de embarcações de contêineres cada vez maiores. No Brasil, são poucos os Terminais preparados para recebê-los, seja pelos equipamentos à disposição da operação, ou pelas condições do canal de acesso aos portos. Esta última condição é o principal fator, determinante para inserir o Brasil na rota dos grandes navios.

Na última semana, o Porto Itapoá avançou ainda mais nesse quesito. A Capitania dos Portos de Santa Catarina divulgou novos parâmetros operacionais para manobras de navios no Terminal. Embora o canal de acesso ao Porto possua uma profundidade de 14 metros, os navios de grandes dimensões possuem limitações devido ao seus comprimentos e larguras. A Baía da Babitonga já possuía um dos maiores parâmetros operacionais do País e agora, com a nova portaria expedida pela Marinha, houve um acréscimo de 0,5 no calado dos navios viabilizando embarcações de 12,2 metros de calado (para navios até 310 metros de comprimento) e 11,5 metros de calado (para navios de até 336 metros de comprimento).

Na prática, esse aumento de calado significa que cada embarcação poderá carregar cerca de 5 mil toneladas a mais de produtos, um incremento de aproximadamente 400 contêineres por embarcação. “Isso garante mais competitividade do Porto Itapoá e permitirá maior movimentação de mercadorias pelo Terminal”, explica o Diretor de Operações, Sergni Junior.

A portaria foi concedida pois a profundidade natural do Terminal permite que os navios entrem e saiam com segurança. “O Porto Itapoá é um terminal completo e preparado para receber os maiores navios que operam na costa brasileira. Além da infraestrutura, podemos contar com as condições naturais da Baía da Babitonga, com águas calmas e profundas, proporcionando um alto nível de segurança na operação de navios de grande porte”, relata Sergni.

O Porto Itapoá começou a operar em junho de 2011 e hoje é o sexto maior terminal de contêineres do País, segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Vale destacar que o Terminal iniciou suas obras de expansão em outubro de 2016 e o projeto prevê a ampliação da área do porto dos atuais 150 mil m² para 450 mil m². A capacidade de movimentação, ao final da expansão, deve ser quatro vezes maior, dos atuais 500 mil TEUs movimentados por ano, para cerca de 2 milhões de TEUs.

 Fonte: Portos e Navios.

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