Mercado Nacional Portos & Infraestrutura

Movimento Cresce 4,3%

A operação de cargas nos portos organizados (públicos) e nos terminais de uso privado (TUP) aumentou 4,3% no segundo trimestre do ano, somando 270,6 milhões de toneladas.

Os dados integram o boletim informativo aquaviário divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) na última segunda-feira. Segundo o levantamento, esse crescimento se deve à alta na movimentação dos TUP, que registraram um resultado 7,1% superior em relação ao segundo trimestre do ano passado. Os portos públicos tiveram uma queda de 0,5%.

Movimento cresce 4,3% II

De acordo com o levantamento da Antaq, o crescimento verificado nas operações do sistema portuário nacional, no trimestre passado, se deve à movimentação de minérios -107,7 milhões de toneladas, 4,4% a mais – e combustíveis minerais -56,8 milhões de toneladas, acréscimo de 2,9%. Os embarques ou desembarques de contêineres caíram 0,9%, O equivalente a 24,9 milhões de toneladas. Os terminais de uso privado responderam por 65,6% dos carregamentos e descargas do trimestre, enquanto que 34,4% ocorreram nos portos organizado. A navegação de cabotagem (realizada pela costa de um país ou continente) teve uma alta de 0,8%.

 Fonte: A Tribuna.