Artigos

Maersk Training Fala Sobre Seu Curso De Controle De Poço

Entrevista realizada pela Maersk Training com uma de suas instrutoras, Fernanda Azevedo, que é formada em Engenharia Mecânica pela UERJ com pós graduação em Engenharia de Segurança. Iniciou sua carreira como trainee na Transocean em 2002. Atuou em diversas áreas, inclusive a bordo como Engenheira de Operações. Também, foi uma das pessoas responsáveis pelo Centro de Treinamento da Transocean em Macaé.

Fernanda Maersk Training

Fernanda entrou na Maersk em Janeiro de 2015 e é uma de nossas instrutoras de Controle de Poço, sendo certificada pelo IADC e IWCF.

Confira uma breve entrevista com a Fernanda, em que explica o cenário atual para o curso de Controle de Poço.

Pergunta: Fernanda, recentemente, a MTB assinou um contrato com a Weatherford sobre treinamento relacionado à MPD. Em sua opinião, o que isso influenciará em nosso mercado?

Resposta: A exploração do Petróleo em águas profundas tem se tornado cada vez mais desafiadora em relação ao controle de poço. Nos beneficiando da tecnologia relacionada ao MPD, isso nos ajudará à otimizar nosso tempo e trabalhar com mais segurança, pois a detecção de um kick* se tornará muito mais precisa e sobretudo irá oferecer operações mais seguras, para as pessoas, embarcação e meio ambiente. Daqui para frente, eu acredito que o MPD será o futuro na operação de perfuração.

P: Como você acredita que essa parceria irá ajudar nossos clientes?

R: Primeiramente nossa parceria é com uma das empresas que detém a tecnologia de ponta em MPD e isso significa que os instrutores da MTB estarão preparados e habilitados para oferecer aos nossos clientes um curso com alta qualidade, permitindo que os colaboradores de nossos clientes estejam capacitados à dominar a situação com mais agilidade e propriedade.

P: Qual foi a situação mais complexa que você enfrentou à bordo e você acha que essa tecnologia teria ajudado?

R: A situação mais complexa de controle de poço em que eu estava à bordo foi a detecção de um kick* e felizmente todas as providencias foram tomadas corretamente. Caso a situação não tivesse sido controlada, poderia ter acontecido um blowout**. Se, naquela época, tivéssemos a tecnologia de agora, talvez o problema nem tivesse ocorrido.

Legendas

MPD: Management Pressure Drilling

* Kick: Um influxo que sai da formação para dentro do poço, fazendo com que um volume igual do fluido de perfuração seja deslocado para fora do poço. Assista este vídeo para mais detalhes.

** Blowout é a saída descontrolada de um influxo do poço.

Sobre a Maersk Training

A Maersk Training Brasil está na vanguarda do fornecimento de treinamento para as indústrias marítimas e offshore. De nossa base em Rio de Janeiro, oferecemos cursos genéricos bem como cursos especializadas para os nossos clientes, que incluem treinamento de idiomas, segurança, proteção, cursos marítimos, de perfuração, de guindaste, e de habilidades pessoais bem como uma série de serviços de RH.

Mais informações sobre os cursos da Maersk Training podem ser obtidas por: riodejaneiro@maersktraining.com ou (21) 3576 2777.