Curiosidades

Lugares Que Podem Ser Tragados Pelos Mar

De acordo com uma pesquisa feita pela ONG Co+Life, baseada no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas,  os 10 lugares do mundo que podem ser engolidos pelo mar, em consequência do aquecimento global, são:

1- Maldivas: Pelo menos 80% do arquipélago localizado no oceano Índico está a apenas um metro acima do nível do mar. De acordo com o levantamento da Co+Life, uma elevação brusca das águas poderia varrer do mapa esse paraíso de praias de areia branca, palmeiras e atóis de corais. Temendo o pior, o governo estuda comprar um novo território para o seu povo.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

2- Delta do rio Mississipi, EUA: O delta do Mississippi, nos Estados Unidos, cobre uma área de 75 mil km², onde vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas. É na cidade de Nova Orleans, castigada pelo furacão Katrina em 2005, que se concentra a maior parte da população.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

3- Veneza, Itália: com cerca de 270 mil habitantes, e mais de 60 mil turistas por dia, Veneza carrega a fama de cidade submersa há tempos. De acordo com pesquisadores da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia, San Diego, a cidade afunda a uma taxa de 2 milímetros por ano.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

4- Tuvalu: Assim como as Maldivas, o pequeno conjunto de nove ilhas localizado no oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí, sofre as consequências do aquecimento global. Com área de 26 km², o minúsculo Estado corre o risco de submergir diante do aumento do nível do mar. Nos últimos anos, as inundações constantes já vêm atrapalhando a produção da agricultura, e a obtenção de água potável.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

5- Roterdã, Holanda: A localização, ao lado do Mar do Norte, gera uma série de possibilidades para negócios no porto de Rotterdam, um dos maiores do mundo. Por outro lado, representa uma luta constante contra a água, uma vez que aproximadamente um terço do país fica abaixo do nível do mar, sendo que o ponto mais baixo está quase 7 metros abaixo. Sem uma extensa rede de barragens, diques, e dunas, a Holanda seria especialmente propensa à inundações.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

6- Rio do Nilo: Na Antiguidade, o Delta do Nilo, uma planície com 160 km de comprimento, e 250 km de largura, era onde se localizava o chamado Baixo Egito, a região que mais sofreu a influência do período helênico. É aí que o rio Nilo se divide em vários braços para desaguar no mar Mediterrâneo, ao norte. Hoje, a região é uma das mais ameaçadas do mundo pelo aumento do nível do mar que, segundo previsões, pode afetar até quatro milhões de pessoas, e destruir boa parte da produção agrícola.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

7- Rio Tâmisa, Londres: A capital britânica também não está a salvo da variação do nível do mar, que vem subindo cerca de um milímetro por ano. Preocupada, a firma de arquitetura britânica Baca desenvolveu uma casa anfíbia capaz de resistir às enchentes.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

8- Bangcoc, Tailândia: localizada sobre o delta do rio Chao Phraya, Bangok está afundando de 1,5, a 5 centímetros por ano. Partes da capital da Tailândia podem ficar totalmente submersas já nas próximas duas décadas. A cidade vem sofrendo  um crescimento populacional e urbano desorganizado, que se torna alvo fácil das enchentes constantes.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

9- Delta do Mekong: Densamente povoada, a região do Delta do Mekong, uma das mais férteis do Vietnã, pode tornar-se vítima das mudanças climáticas. Um aumento do nível do mar inundaria rapidamente as fazendas de camarões, os vilarejos, e os cultivos agrícolas, que garantem trabalho e sustento para os moradores. Segundo as previsões mais pessimistas, até 2100, o mar engolirá 5% do território, 7% das terras agrícolas, e 11% de sua população.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

10- Delta do Ganges, Bangladesh: só em Bangladesh, 120 milhões de pessoas que vivem no delta do Ganges, e estão ameaçadas pela elevação do nível do mar. Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Os desastres naturais como inundações, ciclones tropicais, tornados e marés em rios, são normais todos os anos.

Lugares que podem ser tragados pelo mar

Siga-nos no Instagram

Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.