Investimentos Mercado Internacional

Irã Amplia Exportações De Petróleo

Com as devidas engrenagens em movimento, o cenário é de expansão para a indústria de óleo e gás do Irã. As exportações do país vêm crescendo em um ritmo muito mais acelerado do que havia sido previsto e agora são apoiadas hoje por uma logística internacional: segundo informações divulgadas nesta semana pela Reuters, mais de 25 navios europeus e asiáticos de armazenamento estão transportando petróleo iraniano para mercados consumidores. Com a medida provisória, tomada pelo governo em meio à dificuldade para venda do insumo, atualmente mais de um terço das exportações do país estão sendo carregadas por embarcações estrangeiras.

O objetivo é canalizar a produção do setor, que a cada dia atinge novos volumes recordes; a expectativa é de que até 2017 o país retome os níveis de produção registrados antes da sanção norte-americana. Abastecidas majoritariamente nos terminais de Kharg Island e Bandar Mahshahr, as embarcações internacionais têm capacidade para carregar mais de 25 milhões de barris de petróleo leve e pesado.

Ao passo que amplia sua capacidade produtiva, o Irã acirra hoje a briga por fatias de mercado e busca aumentar sua vazão para o mercado externo. No último mês de abril, o governo iraniano determinou a redução do preço do barril para consumidores asiáticos, intensificando sua disputa por consumidores com a Arábia Saudita. Por meio da estatal National Iranial Oil Co., o país vinha oferecendo o petróleo do tipo Forozan Blend abaixo do concorrente Arab Premiu, da Saudi Aramco, além do tipo Iranian Light US$ 0,60 mais barato que os referenciais do Oriente Médio.

Fonte: PetroNotícias.