Mercado Nacional

A Importância Da Apex E A Campanha “Be Brasil”

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), até recentemente sob a estrutura do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), passa a fazer parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Uma das primeiras iniciativas da Apex sob a nova gestão foi o lançamento, no último dia 22 de agosto, da campanha “Be Brasil”. Como sustentado pelo Ministro José Serra por ocasião do lançamento dessa campanha, a integração da Apex ao MRE “era indispensável, pois o trabalho de promoção de nossas exportações deve estar em perfeita sintonia com a estratégia mais ampla de nossa política externa e de nossa diplomacia econômica”.

A campanha tem por objetivo enfatizar a sustentabilidade, criatividade e inovação dos produtos brasileiros, aspectos que nunca foram identificados pelos estrangeiros como pontos fortes das exportações brasileiras. O Brasil é, em geral, visto como um país exportador de commodities, e com baixa competitividade em razão do alto e conhecido “Custo Brasil”. A Apex, com a campanha, quer mostrar ao mundo a diversidade dos produtos brasileiros, para abandonar a imagem que estamos buscando exportar mais do mesmo.

Na cerimônia de lançamento, o Ministro também enfatizou que o êxito da campanha depende de criatividade e capacidade de iniciativa. Terminou seu discurso colocando a Apex e o MRE à disposição dos empresários.

É inegável que a Apex tenha uma função determinante para o aumento das exportações brasileiras, pois ela faz, de forma bastante eficiente, a interface entre o empresário e o exterior. O MRE, órgão que representa o Brasil nas negociações de acordos internacionais de comércio, também tem um papel fundamental para a política externa brasileira, pois, se os países impuserem barreiras (sejam elas tarifárias ou não-tarifárias), mais difícil será obter sucesso com a campanha.

Entretanto, a força motriz da economia de qualquer país é o setor privado, ao qual cabe investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e levar seus interesses a conhecimento do governo. Somente dessa forma o governo conseguirá agir de forma coordenada, mediante a negociação e assinatura de acordos comerciais que favoreçam o acesso a novos mercados, e promovendo os produtos brasileiros de maneira inovadora e criativa.