Artigos Carreira

[Vídeo] Estes São Os 7 Maiores Erros Na Hora De Fazer Seu Currículo

Por Joice Vicente, do Carreira em Movimento.

Estamos em um momento complicado na economia do país, onde muitas pessoas estão desempregadas ou com medo de perder o emprego. Para você que está buscando uma nova oportunidade, você que tem muito tempo que não atualiza o seu currículo ou até você que está inseguro sobre o futuro profissional, nós que trabalhamos há muito tempo com recursos humanos recebemos diariamente muitos pedidos de ajuda e por isso resolvemos resumir os principais erros que você não deve cometer ao elaborar o seu currículo.

Confira neste vídeo 7 super dicas do que se deve ou não fazer ao confeccionar seu currículo.

1 – Foto no currículo

Tenha muito cuidado ao colocar uma foto no currículo. Você pode achar que isso é apenas um detalhe, mas falamos com certeza que isso pode ser a barreira para seu currículo não ser nem lido por um recrutador.

Fotos são essenciais para vagas em que a aparência é relevante. Ex: de recepção, vendas em shopping, promotor de eventos, etc. Se você não está buscando nenhuma oportunidade desse tipo NÃO precisa usar foto no currículo.

2 – Objetivo mal detalhado

Antes de escrever qualquer coisa você precisa definir seu objetivo profissional, porque não há nada mais chato para o recrutador do que ler um objetivo sem objetivo ou não encontrar o que a pessoa busca. Ex: Falar o que quer encontrar na empresa ou tudo que fez na vida não é objetivo.

Se você trabalhou em muitas atividades diferentes precisa escolher a atividade que quer se candidatar para direcionar seu objetivo para um cargo e vaga específica. Nesse caso você pode criar mais de um currículo e mudar os objetivos, para direciona-lo à oportunidade.

3 – Ausência de Palavras chaves

Recrutadores buscam sempre palavras chaves, pois nem sempre compreendem tecnicamente a posição que estão trabalhando. Com isso, currículos sem palavras chaves não facilitam o entendimento do recrutador e ele pode facilmente descarta-lo.

Ex: Se você está se candidatando em uma vaga de programador precisa colocar quais linguagens de programação você domina. Se está se candidatando a uma vaga de assistente financeiro e não coloca os sistemas e ferramentas que tem experiência, provavelmente perderá a chance de ter o currículo escolhido.

4 – Experiências mal descritas

As experiências precisam ser bem detalhadas e ter ligação com o seu objetivo. Ex: Se você se candidata a uma vaga de assistente de vendas e não explica de forma objetiva as atividades que desenvolveu para esta função, o recrutador não entenderá que você é um candidato para a posição que ele tem na empresa. Os cargos tem descrições de atividades diferentes de empresa para empresa, por isso é importante detalhar as atividades e o tempo em que você exerceu a função.

5 – Excesso de informação

Os recrutadores recebem milhões de currículos por dia e não tem condições de ler conteúdos extensos, por isso é importante selecionar o que é relevante no currículo para a função que esta se candidatando e usar os pontos que já mencionamos anteriormente.

Ex: Contar toda a sua história de vida não vai ajudar na hora do recrutador escolher o seu currículo. Por isso, duas páginas são mais que suficientes para você elaborar seu currículo profissional.

6- Capacitação mal explicada

Falar sobre sua formação acadêmica, técnica, cursos profissionalizantes e demais cursos é de suma importância, mas requer cuidado e objetividade.

Ex: Toda capacitação citada no currículo deve constar o nome do curso, a duração e a instituição. Pode conter uma breve descrição. Não caia na pegadinha de incluir um curso ultrapassado só para aumentar a quantidade de cursos (datilografia, por exemplo). Outra saia justa é colocar idioma básico ou mentir sobre o nível de conhecimento.

Todas as informações que você colocar no documento devem ser verdadeiras. Lembre-se que tudo poderá ser testado.

7- Formatação exagerada

Muitas pessoas utilizam todas as dicas anteriores, mas pecam no momento de usar fontes, cores ou mesmo palavras com erros de português. O ideal é utilizar uma fonte neutra, de fácil leitura, como Times New Roman ou Arial, e sem enfeitar o texto com cores e outros elementos visuais – o importante é a informação. Para os erros de português e/ou digitação, peça a amigos que leiam e releiam seu currículo de forma a detectar essas falhas.

Para te ajudar a confeccionar um bom CV, preparamos com muito carinho um modelo de currículo vencedor, que você pode fazer o download gratuitamente clicando aqui.

Quero um modelo de currículo vencedor

Nota: Para não se preocupar com a formatação do seu currículo, nós do VagasEmbarcado.com desenvolvemos um sistema que faz isso automaticamente para você, e ainda te permite envia-lo aos recrutadores com apenas alguns cliques. Se você ainda não se cadastrou em nosso banco de currículos, clique aqui para faze-lo já!


Escrito por: Joice Vicente (LinkedIn)
Joice é coach de carreira, Psicopedagoga e Especialista em Gestão de Pessoas, e Sócia Diretora da empresa Carreira em Movimento: www.carreira.vc / LinkedIn

Siga-os também no Facebook: https://www.facebook.com/carreiraemmovimento

Siga-nos no Instagram

Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.