Dos 27 milhões de litros de petróleo processados por dia, 39% são oriundos do pré-sal

A Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), unidade do Sistema Petrobras localizada a 55 km de São Paulo, receberá investimentos de R$ 137 milhões neste ano, conforme o Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2018-2022 da companhia. Os recursos irão principalmente para o aumento da eficiência operacional.

O petróleo produzido nas plataformas é transportado por navios petroleiros até o Terminal Marítimo de São Sebastião. De lá, é escoado para a refinaria através de um duto. Com capacidade para processar 27 milhões de litros de petróleo por dia - sendo 39% proveniente do pré-sal - a RPBC produz atualmente 8% do total de derivados do país.

Somente a produção de gasolina, de quase 6,8 milhões de litros por dia, é suficiente para abastecer 135 mil veículos. Com mais de 7 milhões de litros de diesel  produzidos todos os dias na unidade, também seria possível encher o tanque de quase 18 mil carretas. A RPBC produz ainda uma série de derivados, como gás de cozinha (GLP), gasolina de aviação, gás natural e gasolinas Pódium e Premium.

Por ser uma refinaria costeira, próxima ao porto de Santos, a RPBC atende parte do mercado de cabotagem (Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul), além da Baixada Santista e da Grande São Paulo. Também é fornecedora local exclusiva de matéria-prima para algumas empresas de Cubatão, como a Petrocoque (coque verde de petróleo) e a Fosfértil (gás residual de refinaria). Além disso, o município recebeu da RPBC R$ 37,6 milhões em IPTU e ISS em 2017.

Meio Ambiente

A RPBC ocupa uma área de 6,5 quilômetros quadrados no sopé da Serra do Mar e tem um rígido sistema de controle de emissões de forma integrada com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A refinaria conta ainda com um Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE), recertificado periodicamente por órgãos externos.

Segurança

A Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão conta com estrutura própria para respostas a eventuais incidentes e realiza exercícios simulados de emergência anualmente, em atendimento à Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras. Os simulados atestam a eficácia dos mecanismos de segurança desenvolvidos pela companhia, como o Plano de Resposta à Emergência.

Uma vez por ano a RPBC organiza também um grande simulado com a participação da comunidade, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, empresas próximas e outras instituições. Os resultados de segurança da refinaria estão nos níveis de excelência internacionais.

Responsabilidade Social

A RPBC faz 63 anos no dia 16 de abril. Ao longo de décadas, construiu uma história na Baixada Santista com ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades por intermédio de patrocínios a projetos em parceria com entidades soc