Artigos

7 Dicas para elaborar um bom currículo marítimo

O currículo normalmente é o primeiro contato entre você e seu futuro emprego. Porém, será que ele está bem elaborado? Então confira estas dicas rápidas e diretas de uma profissional de RH marítimo com anos de experiência!


Sou um excelente profissional, com vasta experiência e conhecimento técnico e não sou chamado para entrevistas. Isso já aconteceu com você?

A resposta para este cenário poderá ser o seu currículo. Será que ele está bem elaborado, tem informações claras e suficientes para mostrar o seu perfil profissional e despertar o interesse no recrutador em entrevista-lo?

Você sabe o que não pode faltar em um CV? E o que não precisa mencionar?

Abaixo algumas dicas de como elaborar um currículo e aumentar suas chances de ser convocado para um processo seletivo.

1 – DADOS PESSOAIS

Devem vir logo no início do documento: nome completo, estado civil, idade, local de residência, telefone (com DDD) e e-mail.

2 – OBJETIVO

Deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Exemplo: Atuar como Marinheiro de Convés.

3 – FORMAÇÃO ACADÊMICA

Informar nome do curso, da instituição de ensino e ano de conclusão.

4 – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Citar nome da empresa, função, tempo de experiência (data de admissão e demissão), se for experiência embarcado deve mencionar o tipo de embarcação, escala de trabalho. Além disso, mencionar de forma resumida as principais atividades executadas.
Se sua experiência é muito longa, informe apenas as 3 ou 4 últimas empresas (comece mencionando a mais recente), sempre relacionadas ao cargo desejado.

5 – IDIOMA

Mencionar o idioma que tiver domínio e o nível de fluência. Se tiver estudando, informe o nome da instituição e a data que começou o curso.

6 – CURSOS

Informe os cursos relacionados a área de atuação citando o nome do curso, instituição e ano de conclusão.

7 – EVITE

  • Erros de português.
  • Currículo muito extenso. O ideal são 2 páginas.
  • Mentira. JAMAIS minta em um CV.
  • Fotos.
  • Dados de documentação como RG, CPF.

Boa sorte e Sucesso!

Karine Bessa
Consultora de RH / Recolocação Profissional
E-mail: karinebessa.rh@hotmail.com


Karine Bessa é consultora de RH e Recolocação Profissional com anos de experiência na indústria marítima, atuando à partir de Macaé. Você pode encontrá-la no LinkedIn e também pelo e-mail informado logo acima.

  • Muito claro e valioso o artigo. Mais uma grande ajuda à comunidade marítima. Parabéns à equipe do Vagas Embarcado e à Karine Bessa, consultora de RH.

    Luiz Gabriel
    Fundador do Inglês Para Marítimos