Artigos Carreira

6 Ótimas Perguntas Para Você Se Sair Bem Em Uma Entrevista De Emprego

Por Joice Vicente, do Carreira em Movimento.

A entrevista de emprego é uma das etapas mais temidas por muitos profissionais. Não importa se você está empregado ou desempregado, se é um profissional experiente ou novo no mercado de trabalho, provavelmente terá receio de quais perguntas e como se comportar em uma entrevista de emprego.

Nós resumimos em um vídeo pelo menos cinco dicas de como fazer uma boa entrevista de emprego, mas percebemos que você ainda tem dúvidas de como se sair bem nessa etapa, por isso anote as dicas que vamos lhe passar agora.

Assista ao vídeo

Lembre-se que essa é uma etapa muito importante, não somente para o possível empregador ter acesso a você, mas também o momento para que você avalie se lá é o melhor lugar para você trabalhar. Temos que pensar que a empresa escolhe o candidato, mas o candidato também escolhe a empresa.

Antes de ir para a entrevista prepare-se para esse momento: pesquise a empresa, entenda um pouco mais do cargo para poder direcionar o seu discurso e compreender melhor o recrutador, verifique a cultura da empresa para saber a roupa que você deverá vestir.

As perguntas iniciais estão ligadas ao seu currículo, então é importante você ter ele na ponta da língua: onde mora, formação, o que está buscando, o tempo que passou nas empresas que trabalhou, entre outras informações.

Os entrevistadores estão apostando cada vez mais em um processo que avalia a parte comportamental, que investiga a postura e atitudes do candidato em empregos anteriores, por exemplo. Nesse tipo de entrevista, muito mais do que a lista de habilidades técnicas ou a sequência de cargos ocupados, é preciso saber responder com clareza e sinceridade a perguntas mais profundas, às vezes sobre situações difíceis que o candidato enfrentou.

Você tem na ponta da língua uma situação de sucesso e uma situação de conflito profissional?

É importante ter essas respostas em mente para o momento da entrevista e falar a verdade, mas tentando demonstrar sempre o momento de virada e o aprendizado que você obteve com essa experiência.

Sabe aquela pergunta sobre seus pontos fortes e fracos, ou o que ainda precisa desenvolver?

Ela é antiga, todo mundo conhece e vai para a entrevista com a resposta pronta, por isso a maioria dos recrutadores está substituindo essa pergunta por outras que consigam captar suas habilidades e o que precisa desenvolver.

Ele pode perguntar quais os seus planos para o futuro e como você vai fazer para chegar lá? Por exemplo.

Por isso abandone as respostas prontas que passam a imagem que você está enrolando o entrevistador e de fato reúna as suas informações pessoais para mostrar que tem um bom nível de autoconhecimento.

Outra pergunta essencial para o recrutador é: qual o motivo de você querer trabalhar naquela empresa ou cargo? Se você preparou-se, pesquisou sobre a empresa não terá dificuldades em responder. Pense nos seus valores e relacione com os valores da empresa para embasar melhor a sua resposta.

E se essa pergunta não for suficiente o recrutador pode ser mais direto e lhe perguntar: Por que eu deveria contratá-lo?

Nesse momento você vai precisar reunir todas as informações sobre você que são relevantes para “vender” a sua imagem para a empresa. Pense nas suas características comportamentais e como elas seriam importantes para aquela empresa, naquele cargo específico.

Basicamente o entrevistador precisa entender porque você é o melhor candidato para o cargo que ele busca.

Normalmente para encerrar o bate papo o entrevistador pergunta: você tem alguma dúvida ou pergunta? E nesse momento você deve aproveitar para esclarecer suas dúvidas sobre o processo seletivo, bem como entender se aquela empresa e oportunidade estão de acordo com o que você busca.

A motivação e atitude positiva não são perguntas, mas são elementos fundamentais para você destacar-se e conseguir a vaga que tanto deseja. Afinal essas são características que toda empresa busca nos colaboradores. Portanto, prepare-se para a entrevista tecnicamente e resgate suas experiências positivas, o profissional que está dentro de você e que você se orgulha de ser ou querer ser nesse momento, para garantir a energia e a atitude no momento da conversa. As empresas buscam profissionais resilientes, motivados, com muita vontade de contribuir para o crescimento do negócio.

E se você ainda tiver dúvidas, nós preparamos um roteiro com técnicas de oratória e apresentação para esse momento tão importante. Entre no link abaixo e veja o vídeo onde damos as dicas e baixe o modelo para você começar a se preparar hoje mesmo: http://bit.ly/1VYatuf

Lembre-se: foco na carreira!

Leia o artigo original no Carreira.vc.


Escrito por: Joice Vicente (LinkedIn)
Joice é coach de carreira, Psicopedagoga e Especialista em Gestão de Pessoas, e Sócia Diretora da empresa Carreira em Movimento: www.carreira.vc / LinkedIn

Siga-os também no Facebook: https://www.facebook.com/carreiraemmovimento