Artigos

12 cursos importantes para Oficiais de Náutica

SONY DSC

Ser um oficial da Marinha Mercante é um trabalho que exige um constante aperfeiçoamento de conhecimentos, principalmente profissionais. O fim da vida acadêmica de um mercante é apenas o começo de uma longa correlação entre a graduação e as grandes áreas de atuações profissionais, além disso a necessidade de permanecer no top da concorrência é indispensável.

Muitas universidades exigem que os seus alunos realizem os cursos do STCW, de caráter obrigatório. Na graduação, existem vários cursos que precisam ser concluídos pelos alunos, como por exemplo Curso de Familiarização de Navio Tanque. Existem também uma gama de cursos que precisam ser concluídos ao fim de sua praticagem, como o Curso de GMDSS.

Uma lista de cursos exigidos para um Oficial de Náutica recém formado:

1.Curso de Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima (CROG):

Curso de rádio comunicação e situação de socorro; Comunicação no exato momento de socorro e emergência, o uso do equipamento e como é utilizado. Urgência, socorro, segurança e comunicação de rotina com equipamento de rádio abordo e todas suas operações. Aos alunos que concluírem com êxito o curso, recebem o Certificado Rádio Operador em GMDSS.

2.Curso de Observação em Radar (EARP):

Esse curso lida com o uso dos radares de navios e o sistemas gráficos. Os detalhes sobre as funções do radar também são inclusos.

fdfdfsdfs

3.Curso Básico de Primeiros Socorros (EPS):

Incluem conhecimentos básicos sobre equipamentos de Primeiros Socorros e habilidades necessárias a bordo.

4.Curso de Medicamentos de Primeiros Socorros (ESPM):

Este curso inclui detalhes sobre conhecimentos de Primeiros Socorros exigido para navios, é uma versão melhorada do curso EPS.

5.Curso Básico de Combate a Incêndio (CBINC):

Um instrutor ensina habilidades e técnicas de combate básico a incêndio a bordo de um navio, bem como o uso e operação dos equipamentos básico de combate a incêndio.

6.Curso Avançado de Combate a Incêndio (CBINC-AVAN):

Neste curso Avançado de Combate a Incêndio são ensinados habilidades e técnicas avançadas. Estão incluso o uso de equipamentos avançados de combate a incêndio, é uma versão melhorada do curso CBINC-AVAN.

sdfasdfasdf

7.Curso de Técnicas de Sobrevivência Pessoal (TSP):

Os Oficiais de Náutica são instruídos quanto as técnicas de sobrevivência pessoal que são exigidas no mar. Estão inclusos técnicas básicas de sobrevivência e instruções de uso de dispositivos salva-vidas a bordo.

8.Curso de Proficiência em Embarcações de Resgate e Embarcações Salva-Vidas (ESPM):

Proporcionam conhecimentos sobre sobrevivência em embarcações resgate e salva-vidas. É a versão melhorada do curso TSP, com detalhes sobre baleeiras e embarcações de resgate e embarcações de Homem ao Mar (MOB).

9.Curso de Familiarização em Navios Petroleiros/Gaseiros (EBPQ/EBGL):

Apresenta detalhes importantes sobre cada tipo de navio.

10.Curso de Segurança Pessoal e Responsabilidade Social (ESRS):

Ensinam conhecimentos exigido por mercantes para garantir a segurança pessoal e a responsabilidade social dos navios.

11.Curso de ECDIS (ECDIS):

De acordo com as novas regras do STCW, o uso e manuseio do ECDIS e seus correlatos como equipamentos de otimização da navegação passam a ser obrigatórios. Nesse curso são lecionados todos os aspectos do ECDIS.

12.Certificado de Competência (COC):

Certificado de competência de 2º Oficial de Náutica, licença necessário para exercer a profissão de 2ON.

SONY DSC

Além desse curso mencionados, faz-se necessário Certificados Médicos de saúde válidos a serem realizados pelo Oficial de Náutica. Aconselham-se aos praticantes agendarem os cursos a serem realizados nos institutos específicos para verificaram a validade de seus curso, haja vista que muitos institutos precisam fazerem reservas.

Deixamos de mencionar algum curso importante?? Deixe o seu comentário.

Fonte: MarineInsight.